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A cultura do algodão e a questão da integração entre preços internos e externos Rev. Econ. Sociol. Rural
Coelho,Alexandre Bragança.
Este artigo tem como objetivo analisar a interação entre preços internos e externos do algodão nas últimas duas décadas para determinar se a abertura comercial ocorrida na década de 90 representou um aumento da influência dos preços externos sobre os preços internos da pluma no país. Para este fim, a metodologia escolhida foi a análise de co-integração, especificamente o Procedimento de Johansen. Os resultados obtidos com a análise da amostra completa indicam que o mercado brasileiro e o norte-americano podem ser considerados perfeitamente integrados. Dividindo a amostra, os resultados referentes à década de 80 mostram que o mercado brasileiro de algodão em pluma pode ser considerado como um mercado fechado neste período, enquanto na década de 90 os...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Algodão; Integração de mercados; Co-integração; Procedimento de Johansen.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032004000100008
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Análise da eficiência do mercado futuro brasileiro de boi gordo usando co-integração Rev. Econ. Sociol. Rural
Moraes,André Steffens; Lima,Ricardo Chaves; Melo,André de Souza.
A hipótese de que os preços futuros são preditores não viesados dos preços à vista é uma hipótese conjunta de que os mercados são eficientes e que não existe prêmio ao risco. Entretanto, na presença de prêmio ao risco, a hipótese de não viés pode ser rejeitada mesmo quando o mercado é eficiente. Este artigo testa a eficiência do mercado futuro brasileiro do boi gordo na presença de prêmio ao risco, usando técnicas de co-integração. Os resultados mostram que o mercado futuro do boi gordo é eficiente e não viesado no longo prazo, independente da presença de prêmio ao risco.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Mercado futuro do boi gordo; Hipótese da eficiência de mercado; Co-integração.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032009000300003
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ANÁLISE DO PODER DE COMPRA NO MERCADO DE ARROZ EM SÃO PAULO AgEcon
Margarido, Mario Antonio; Bueno, Carlos Roberto Ferreira.
Esse artigo utilizou testes de exogeneidade e de co-integração para determinar o poder de compra entre os segmentos de produtores agrícolas, atacado e varejo em São Paulo. Foram utilizadas séries de preços de arroz em nível de produtor de arroz no estado de São Paulo, preço de arroz no atacado e varejo, ambos na cidade de São Paulo. O período de análise abrange o período de janeiro de 1995 a dezembro de 2006. Os resultados mostram que, no longo prazo, o atacado deprime o valor recebido pelo produtor de arroz em 15,10% (elasticidade de transmissão de preço maior que a unidade), resultado que demonstra o poder de compra do primeiro sobre o segundo. Os resultados também mostram que o varejo deprime os preços do arroz no atacado no longo prazo, porém, com...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Poder de compra; Teste de exogeneidade; Co-integração; Mercado de arroz; Buyers’ power; Exogeneity test; Cointegration; Rice market; Crop Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/112733
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Co-integração entre os mercados spot e futuro: evidências dos mercados de boi gordo e soja Rev. Econ. Sociol. Rural
Abitante,Kleber Giovelli.
Uma das medidas de eficiência dos mercados futuros refere-se à sua ligação com o mercado spot (mercado à vista). Este trabalho teve por objetivo verificar se existe uma ligação estatística entre o mercado spot e futuro de boi gordo negociado na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e entre o mercado spot e futuro de soja negociados na BM&F e na Chicago Board of Trade (CBOT). Além disso, procedeu-se também o cálculo de um indicador de eficiência para o contrato futuro de boi gordo da BM&F. Para o boi gordo, os dados utilizados foram as séries de preços futuros dos contratos com vencimento nos meses de janeiro a novembro/2005 e para os contratos de soja os vencimentos escolhidos foram de março a setembro/2005, além de novembro/2005. No caso do...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Co-integração; Mercado futuro; Boi gordo; Soja.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000100004
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FORMAÇÃO DE PREÇOS, RENTABILIDADE E CONCENTRAÇÃO NO MERCADO DE SUINICOLA BRASILEIRO AgEcon
Santos Filho, Jonas Irineu dos.
Neste estudo foram analisados os comportamentos dos preços, rentabilidade do produtor e nível de concentração na suinocultura entre os anos de 1997 a 2007. Para tanto foram coletados dados de preços pagos ao produtor de suínos nos estados do Paraná e São Paulo e dos preços no atacado (meia carcaça) e varejo (carnes, presunto, salsicha, lingüiça e mortadela) no mercado de São Paulo e foram efetuados os testes de co-integração. Adicionalmente foi efetuada revisão na literatura sobre a rentabilidade da suinocultura e grau de concentração dos mercados. O resultado obtido nos permite concluir que o setor de suinos já se encontra suficientemente concentrado para poder exercer poder de mercado frente aos produtores. De fato, ainda que a rentabilidade da atividade...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Suinocultura; Co-integração; Rentabilidade; Poder de mercado; Farm Management.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109755
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TRANSMISSÃO DE PREÇOS DA SOJA ENTRE OS MERCADOS EXTERNO E INTERNO: UMA ABORDAGEM PARA A REGIÃO DE MARINGÁ. AgEcon
Tonin, Julyerme Matheus; Barczsz, Silvio Silvestre.
Esse artigo buscou analisar a relação de preços entre o mercado interno, especificamente a região de Maringá e o mercado externo da soja no período de julho de 1994 a dezembro de 2007. A teoria que embasa o trabalho é a Lei do Preço Único. Em se tratando de preços nos mercados interno e externo, deve-se verificar se tais preços são altamente relacionados, o que significa que são bons indicadores e podem ser considerados como referências seguras na tomada de decisão dos agentes, além de observar sua causalidade e sentido. Para tanto, foram realizados os testes de estacionariedade, causalidade de Granger e de co-integração. O teste de Granger sugere que há relação bidirecional entre as séries de preço analisadas, observou-se também a existência de uma...
Tipo: Presentation Palavras-chave: Transmissão de preço; Causalidade; Co-integração; Maringá; Price transmission; Causality; Co-integration; Maringá; Crop Production/Industries; Marketing.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/118707
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